Audiência debate Segurança Pública
O número de assaltos e furtos nas residências do Município foi tema da audiência pública promovida na Câmara de Vereadores nessa terça-feira. A iniciativa partiu da Comissão de Legislação, Justiça e Redação visou a discussão de alternativas concretas para sanar os problemas relacionados à segurança pública do Município.
Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Comissão, vereador Valmor de Paula. Além dos vereadores, se fizeram presentes representantes da sociedade civil; da polícia; do Ministério Público; do Governo do Estado e do Município.
De acordo com Valmor, a audiência teve o intuito de aprofundar o debate sobre a segurança pública tendo em vista os crimes que vem acontecendo em Caçador nos últimos meses; o alto índice de assaltos, furtos a veículos e residência, além de outros atos de vandalismo, que tem preocupado a população e as autoridades locais.
Após as discussões apresentando as deficiências do setor, foram sugeridas medidas diversas a serem analisadas pela Comissão. Dentre as propostas constam a criação de um Conselho Municipal de Segurança; instalação de um distrito policial na região do Jung; reforço aos programas assistencialistas, capacitação da polícia; investimento em equipamentos de segurança, e nas áreas da educação, saúde e assistência social foram propostas a serem analisadas.
“Foi uma grata satisfação ver a participação de várias organizações de nosso município, trazendo inúmeras sugestões, que serão analisadas. Sabemos que o poder público não dá conta de atender todas essas situações relacionadas à segurança; por isso a comunidade tem que participar e denunciar para que se possa buscar soluções e dessa forma combater a violência”, conclui Valmor, salientando que além de diagnosticar, para sugerir o planejamento e implementação de ações específicas, o vereador anuncia que o Poder Legislativo fará o monitoramento e avaliação da implementação e dos resultados desse processo.
Participaram da audiência Alex Atolini, diretor da Dittesc, representante de Gilberto Amaro Comazzetto, prefeito de Caçador; Tenente Coronel Tuníbio Skonieczny, representante de César Augusto Grubba, secretário de Segurança Pública; e Dr. André Luiz Milani, Juiz de Direito da 1ª Vara Cível; Dr. Glauco José Riffel, Promotor de Justiça da 1ª Promotoria; Dra. Andreza Borinelli, Promotora de Justiça; Sandra Spautz, Gerente de Planejamento, representante da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Caçador; Dr. Luiz Antonio Piazzon, Delegado Regional de Polícia; Rodrigo Prigol, presidente da OAB; Auri Marcel Baú, representando o Senhor Henrique Luiz Basso, presidente da ACIC e Rosemari Ferlin, presidente da CDL e Odelir Neves, presidente da Ampe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário