CONSEGs são desativados em Caçador
Em reunião na noite desta segunda-feira (24) ficou definido a extinção dos quatro Conselhos de Segurança (CONSEGs) no município de Caçador. O debate foi promovido na Câmara de Vereadores pelos integrantes dos próprios Conselhos e com a participação de representantes da Polícia Militar, do vereador Valmor de Paula e outros convidados. Foram 12 votos favoráveis à desativação e apenas um contra.
De acordo com o vereador Valmor de Paula, estes representantes irão integrar o Conselho Municipal de Segurança Pública, que será criado no município brevemente. Os equipamentos de cada CONSEG deverão permanecer no bairro onde está instalado para a associação de moradores local. “Optou-se por encerrar as atividades porque os integrantes entenderam que os Conselhos, ao longo dos anos, perderam força e a sua finalidade acabou ficando prejudicada. Com a criação do Conselho Municipal, essas lideranças poderão continuar este trabalho”, frisa.
O vereador informa que o próximo passo será reunir as entidades e o poder público para discutir e elaborar do projeto da criação do Conselho Municipal de Segurança, em seguida encaminhar para que o Executivo faça as adequações necessárias e encaminhe à Câmara.
“O objetivo é que o Conselho seja formado 50% por representantes da sociedade civil organizada e outros 50% por representantes do poder público, visando um comprometimento de todos nas questões que envolvam a segurança do nosso município”, afirma.