quarta-feira, 5 de junho de 2013

Vereador questiona perícia do INSS

Valmor citou caso de mulher que morreu depois de receber alta

O vereador Valmor de Paula (PT), na sessão desta terça-feira, 4, da Câmara Municipal, questionou o trabalho de perícias na agência de Caçador do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social. Na ocasião ele citou um caso específico, em que uma mulher de 27 anos faleceu na semana passada depois de passar por uma perícia e receber alta.
“A mulher procurou o INSS, o perito deu alta, mas o médico da empresa afirmou que ela não estava apta ao trabalho. Remarcamos uma perícia, mas nesse tempo ela foi internada e faleceu”, relatou Valmor.

De acordo com o vereador, o fato específico não é uma exceção no INSS de Caçador. “Alguns peritos, não quero generalizar, tem maltratado os segurados que procuram a perícia médica, muitos com problema grave de saúde e que recebem alta sem uma explicação tecnicamente viável”, acrescentou.

Para embasar as observações, Valmor afirmou que um único escritório de advocacia em Caçador já entrou com 100 ações neste ano contra perícias realizadas no INSS. “Em mais de 60% dos casos a Justiça Federal tem concedido o benefício”, argumenta.

Ainda segundo Valmor, essa discussão deve ser ampliada em nível municipal, estadual e federal.

“Não é possível que os trabalhadores continuem sendo humilhados por alguns peritos que tratam com desrespeito e chegam a falar que o trabalhador está com preguiça. Qual é o critério da avaliação? Então por isso levantamos essa discussão, vamos fazer um estudo, vamos orientar as famílias a acionar a justiça para que em casos de negligência médica os responsáveis sejam punidos”, conclui.

O assistente social do INSS, Marcelo Marques, acompanhou a sessão, disse à reportagem que não tem conhecimento do caso específico e que prefere se manifestar no decorrer desta quarta-feira.

FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário