SITRIVEST
Trabalhadores definem pauta de reivindicação
Assembleia geral foi realizada na tarde deste domingo e dentre as solicitações aprovadas está o aumento real de 5% nos salários normativos, levando em consideração a estimativa de 6% do INPC
Os trabalhadores do setor de Vestuário e Artefatos e Couro de Caçador definiram na tarde deste domingo (15), em assembléia geral realizada pelo Sitrivest, a pauta de reivindicação que será negociada nos próximos dias com o Sindicato Patronal, visando a data base deste ano, que começa a valer a partir de 1° de novembro.
Dentre as reivindicações definidas pela classe está o aumento real de 5% nos salários normativos, levando em consideração a estimativa de 6% do INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor.
Além disso, a pauta contempla também a gratuidade no transporte coletivo para os trabalhadores, o auxílio funeral de dois pisos da categoria, a estabilidade de 60 dias no retorno ao trabalho nos casos de auxílio doença e a disponibilização de lanches ao trabalhador ao realizar horas extras.
Em relação às horas extras, também será levada à mesa de negociações o reajuste no pagamento das mesmas, passando de 60% para 100% em dias normais e de 100% para 120% nos finais de semana ou feriados.
“Vamos buscar na negociação ainda que todos os atestados médicos apresentados pelo trabalhador sejam aceitos para todos os efeitos legais”, explica o presidente Valmor de Paula, informando que serão colocados no rol de reivindicações todos os precedentes normativos do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Santa Catarina.
Sobre a participação dos trabalhadores na primeira assembleia realizada no domingo, Valmor se mostrou satisfeito, já que o número aumentou. “É de extrema importância a participação dos trabalhadores, pois só vamos conquistar os nossos direitos e fortalecer a nossa luta com organização e participação coletiva. A presença de cada um foi fundamental para que pudéssemos debater e aprovar a pauta”, afirmou.
Na próxima semana o Sitrivest irá comunicar o Sindicato Patronal sobre a assembleia e as rodadas de negociações deverão iniciar em até 10 dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário