Sitrivest inicia rodadas de negociações com o Sindicato Patronal
Foi realizada na manhã desta terça-feira (1º) na sede do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Vestuário e Artefatos de Couro de Caçador e Região (Sitrivest) a primeira rodada de negociação com o sindicato patronal para apresentar o rol de reivindicações visando a data-base deste ano, que tem início em 1º de novembro.
As negociações foram conduzidas pelos presidentes das entidades sindicais, Valmor de Paula (Sitrivest) e José Carlos Tombini (Patronal), com a participação do empresário e membro do sindicato patronal Eduardo Seleme, e trabalhadores.
As reivindicações apresentadas foram definidas ainda em setembro, durante assembleia geral dos trabalhadores, no entanto, de acordo com Valmor, nenhuma proposta foi apresentada pelo patronal na primeira reunião. Com isso, uma nova rodada foi marcada para sexta-feira, às 10h, na sede do Sitrivest. Caso não haja proposta, a expectativa é que o próximo encontro aconteça na delegacia regional do trabalho, em Lages, e não havendo acordo, o Sitrivest chamará assembleia com os trabalhadores para apresentar a situação e discutir o ajuizamento do dissídio coletivo.
“Ficamos decepcionados porque, apesar de ter sido comunicado da assembleia e da pauta há 10 dias, faltou boa vontade para o sindicato patronal, que veio para a reunião sem nenhuma proposta tanto para o reajuste salarial quanto para as melhorias nas cláusulas sociais”, frisou o presidente do Sitrivest.
Dentre as reivindicações defendidas pelos trabalhadores estão o aumento real de 5% nos salários normativos , levando em consideração a estimativa de 6% do INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor; a gratuidade no transporte coletivo para os trabalhadores, o auxílio funeral de dois pisos da categoria, a estabilidade de 60 dias no retorno ao trabalho nos casos de auxílio doença e a disponibilização de lanches ao trabalhador ao realizar horas extras.
Em relação às horas extras, também está o reajuste no pagamento das mesmas, passando de 60% para 100% em dias normais e de 100% para 120% nos finais de semana ou feriados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário