sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015
O presidente da Comissão de Finanças, Valmor de Paula, lamentou a ausência dos secretários municipais durante audiência pública realizada nessa quinta-feira (26). Exceção da secretária Beatriz Ribeiro, da Secretaria de Assistência Social, que encaminhou justificativa anteriormente. Segundo o vereador, líder do prefeito, todos os responsáveis pelas pastas do Município foram convidados para evento que apresentou e avaliou cumprimento das metas fiscais da Administração Municipal, no 3º quadrimestre de 2014. "O terceiro quadrimestre foi o fechamento do exercício de 2014, por isso a importância dos secretários aqui para esclarecer onde foram realizados os investimentos nesse período", analisa.
domingo, 22 de fevereiro de 2015
É missão do vereador estar na vivência das pessoas, para que possa sentir dentro da comunidade as dificuldades, escutar os seus anseios, colher sugestões e trabalhar para uma cidade melhor. Foi com este espírito que participamos na noite desta quinta-feira da sessão itinerante no bairro Gioppo, onde pudemos escutar as reivindicações daquela comunidade, além dos moradores do Bello, Rancho Fundo e Nossa Senhora Salete.
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015
Destaquei nesta semana, através de indicação na sessão na Câmara de Vereadores, a necessidade de patrolamento, cascalhamento e colocação de tubulação para escoamento de águas pluviais, na Rua José Corrêa Gonçalves, no Bairro Martello.
A via não tem pavimentação e, por isso, o acesso fica muito complicado devido às valas que se formam em seu leito. A melhoria é um pedido dos moradores e usuários da via.
Nos reunimos na semana passada para dar continuidade ao trabalho pela busca da implantação da Universidade Federal Fronteira Sul em Caçador. Para garantir o apoio ao movimento, estarei, nos próximos dias, entrando em contato com o deputado Pedro Uczai, incentivador da implantação do campus em nosso município para fortalecer as tratativas.
A boa notícia é que São Miguel do Oeste, uma das cidades concorrentes, está fora da disputa pela implantação do campus da UFFS. Desconhecemos as razões mas imaginamos que seja motivado pela implantação de um campus da UDESC naquela região e não teve demanda. Não temos que comemorar isso, mas a possibilidade fica mais concreta que ocorra em Caçador.
Entendemos que precisamos retomar essa discussão e a mobilização para não cairmos no esquecimento, e toda a região de Caçador deve continuar firme no intuito de implantar o curso superior na região e gratuito, pois temos demanda e somos uma região que necessita de desenvolvimento e eu não acredito nisso sem uma formação acadêmica para a população e não são todos que podem pagar.
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015
Durante sessão nesta terça-feira foi aprovado indicação de minha autoria para que seja realizada a reedificação da lombada na Rodovia Honorino Moro, próximo à Rua Ivete Zini, que dá acesso ao Loteamento Vereda dos Trevos, no Bairro Bom Sucesso. Com as obras da Nova Travessia Urbana de Caçador, a lombada existente foi retirada e, com isso, acidentes já foram registrados. O perigo aumenta porque alguns motoristas se excedem no limite de velocidade e há a saída de veículos do Vereda dos Trevos, além de um ponto de ônibus bem próximo.
Penso que esta medida simples pode evitar uma tragédia, pois os condutores terão que diminuir a velocidade ao chegar nesse trecho.
Abordei na sessão desta terça-feira o problema que os moradores do Loteamento Vereda dos Trevos estão enfrentando após o fechamento da principal via de entrada à comunidade. Há pouco mais de uma semana, a empresa Viga, responsável pelas obras da Travessia Urbana, acabou construindo um muro na ruaOtávio José Leite, localizada próxima ao elevado do Tedesco, obstruindo a passagem de pedestres e veículos.
Com isso, para chegarem às suas casas, os moradores precisam seguir até as proximidades do presídio regional e se deslocarem pelo Loteamento Monge João Maria, já que não há outras alternativas. A rua Ivete Zini, que poderia ser uma opção, é destinada apenas para saídas de veículos do loteamento para a Rodovia Honorino Moro.
Visando buscar uma solução a este problema, apresentei indicação pedindo ao setor competente da prefeitura que providencie a reabertura da via, já que não há necessidade do fechamento. Vamos buscar junto a administração municipal está reabertura porque se trata de um pedido da comunidade, que está sendo penalizada por uma falha no projeto.
O papel de um vereador é ir ao encontro de sua comunidade, escutar os moradores, legislar e fiscalizar a aplicação do dinheiro público. No decorrer no nosso mandato temos feito isso com muita frequência, buscando sempre as melhorias necessárias para a nossa querida Caçador.
E com este pensamento que estive nesta semana acompanhando as obras da nova escola Esperança e também a ampliação e melhorias que estão sendo efetivadas na Escola Hilda Granemann de Souza (Caic). Depois de prontos, estes dois locais, onde há parceria entre os governos federal e municipal, atenderão um número maior de alunos, com toda a estrutura necessária para atender ainda melhor as nossas crianças, e garantindo um futuro melhor a elas.
Apresentei indicação nesta segunda-feira, solicitando a construção de uma boca de lobo em frente ao nº 167 da Rua Dinarte José Rodrigues, no Bairro Martello. Solicitei ainda a instalação do meio fio no lado esquerdo da mesma via – sentido Guilherme Atílio Zardo até a Rua Antonio Osório. Junto a isso, apresentei a necessidade da realização de limpeza das bocas de lobo localizadas na Rua Guilherme Atílio Zardo, mais especificamente em frente aos nºs 332 e 377, também no Bairro Martello.
Prestigiei na manhã desta terça-feira (10) a inauguração da creche construída pela empresa Temasa, em parceria com a prefeitura e ACEIAS. A creche leva o nome de Dileta Bolsoni Tesser, falecida em 2009 aos 104 anos de idade. Ela é avó do proprietário da empresa Temasa, empresário Leonir Tesser, contribuinte financeiro para a abertura desta instituição que atenderá 60 crianças e já está em funcionamento.
Quero aqui parabenizar a todos que se engajaram para que este projeto se tornasse realidade. É uma iniciativa louvável e que trará tranquilidade aos pais, que terão um espaço adequado para deixar seus filhos enquanto trabalham, sabendo que ali estarão bem cuidados e assistidos.
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015
Apresentei nesta semana, três indicações em prol das comunidades dos bairros Martello e Sorgatto. Duas delas, relacionadas ao setor de infraestrutura, para que seja construída uma boca de lobo na Rua Ercílio de Lima, no Bairro Martello, entre os nºs 267 e 271; e outra na esquina das ruas Dinarte José Rodrigues e Antonio Osório, no Bairro Martello, em frente da Igreja Católica.
O pleito atende solicitação da comunidade, pois no local mencionado não existe boca de lobo, o que impede o escoamento normal de águas pluviais, ocasionando transtorno aos munícipes da região.
Também solicitei pedido de estudo para implantação de lombada ou outro inibidor de velocidade, próximo ao entroncamento das Ruas Domingos Sorgatto e Itália, no Bairro Sorgatto.
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015
Junto com os demais vereadores, discutimos nesta semana o cronograma de atividades do Poder Legislativo para este ano. Durante o encontro ficaram definidas reuniões periódicas com todos os vereadores para discutirmos assuntos pertinentes à nossa comunidade.
Questões relacionadas à reforma da Câmara, calendário com sessões ordinárias, solenes, audiências públicas e reuniões mensais nas comunidades do interior e bairros do Município foram debatidos
terça-feira, 3 de fevereiro de 2015
Depois de presidir a comissão de Legislação, Justiça e Redação, assumi nesta semana a presidência da Comissão de Finanças, Orçamento e Contas do Município. Esta comissão é de extrema importância, pois compete a ela manifestar-se sobre os aspectos econômicos e financeiros, e, especialmente sobre a matéria tributária, abertura de crédito adicional, operações de crédito, dívida pública, anistias e remissões de dívidas que, direta ou indiretamente, alterem a despesa ou a receita do Município, ou repercutam no patrimônio municipal. Além disso, de competência analisar os projetos do plano plurianual, da lei de diretrizes orçamentárias e, privativamente, o projeto do orçamento anual e a prestação de contas do Executivo e da Mesa da Câmara.
Reiniciamos nesta segunda-feira (2) os trabalhos legislativos. Para marcar este momento, a Câmara promoveu um café da tarde, reunindo lideranças dos mais diversos segmentos e imprensa.
Como líder do Partido dos Trabalhadores na Casa, fiz uso da palavra agradecendo a todos pela presença e destacando que o nosso trabalho continuará incansável em prol da nossa população, assim como fizemos nos dois primeiros anos de mandato.
Assinar:
Postagens (Atom)