Durante a sessão desta segunda-feira (6), solicitei ao Executivo, através de indicação, que seja realizado um estudo de viabilidade para possível mudança na forma de atendimento dos pacientes nos postos de saúde de Caçador. O objetivo é que 50% das fichas disponibilizadas nas unidades básicas sejam voltadas à demanda do dia e a outra metade para agendamentos, como é feito atualmente.
Em muitos casos o paciente procura posto de saúde, faz o agendamento, mas acaba se deslocando ao Pronto Atendimento do Hospital Jonas Ramos. Como é medicado e a dor normalmente desaparece, acaba não indo ao posto para a consulta, tirando a vaga que poderia ser de outra pessoa.
Infelizmente as pessoas ainda não se conscientizaram que no PA se resolve o problema da dor, mas é no posto de saúde que se descobre a causa do problema. Com isso, ao evitar a fila do atendimento nas unidades básicas se constrói outra fila de espera por vagas no mesmo local, e o problema não se resolve.
Sabemos que o cidadão não escolhe a hora para ficar doente, por isso, acredito que se houver 50% das fichas disponíveis nos postos para o atendimento imediato, irá agilizar as consultas e reduzir a demanda também no Pronto Atendimento.
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