quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Participei na tarde desta quarta-feira, da 4ª Plenária Macrorregional de Saúde, realizada no Plenário Osvaldo José Gomez, na Câmara de Vereadores. O objetivo da plenária foi aprofundar os conhecimentos no âmbito da política pública do Sistema Único de Saúde (SUS) e escolher os representantes para o evento estadual de conselhos de saúde, que acontece nos dias 16 e 17, em Lages.

domingo, 22 de setembro de 2013

Participei na tarde desta quinta-feira do Fórum Municipal que discutiu os direitos da Criança e do Adolescente e elegeu as entidades não governamentais que farão parte do CMDCA em Caçador no biênio 2013/2015.
Durante a minha explanação fiz questão parabenizar o trabalho já efetivado pelas entidades caçadorenses no que se refere à criança e o adolescente e desejei sucesso às novas integrantes.  Ao destacar a importância de se defender os direitos deste público, chamei a atenção também para necessidade de se efetivar os deveres das crianças e adolescentes, que em muitos casos são deixados em segundo plano.
O excesso na defesa apenas dos direitos é prejudicial, pois a sociedade acaba formando cidadãos que não aceitam ou respeitam as regras para um bom convívio social. Penso que este tema precisa de um debate maior nas esferas municipal, estadual e federal.
Fiz questão de esclarecer aos professores que participaram da manifestação na tarde desta quinta-feira que o plano de Cargos e Salários da Educação ainda não foi encaminhado à Câmara, mas assim que isso acontecer vamos sentar e analisá-lo nas comissões técnicas pertinentes, visando observar todos os termos legais e o impacto financeiro que implicará ao município.
Se necessário for, os profissionais da Educação serão chamados novamente para o debate, inclusive com a realização de uma audiência pública para analisar o processo. O plano só será aprovado após uma análise minuciosa dos 13 vereadores e é importante a participação dos educadores em todas estas etapas 

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Acompanhamos o prefeito Beto Comazzetto neste final de semana no Loteamento Morada do Sol. Lá, nos reunimos com os moradores para falar sobre o programa “Asfalto para Todos – Nossa Rua Melhor”, desenvolvido pela Prefeitura de Caçador. Após a explanação, cerca de 50 moradores de três ruas aderiram ao sistema de pavimentação caução.
Este sistema consiste na participação dos moradores no pagamento do asfalto, de acordo com a metragem da frente de rua residência. Os boletos são gerados pela Prefeitura e entregues para início do pagamento. A Administração Municipal entra com todos os demais serviços, como mão de obra, maquinário e a produção do asfalto a quente em sua usina própria em Caçador.

domingo, 15 de setembro de 2013


SITRIVEST
Trabalhadores definem pauta de reivindicação
Assembleia geral foi realizada na tarde deste domingo e dentre as solicitações aprovadas está o aumento real de 5% nos salários normativos, levando em consideração a estimativa de 6% do INPC
 
Os trabalhadores do setor de Vestuário e Artefatos e Couro de Caçador definiram na tarde deste domingo (15), em assembléia geral realizada pelo Sitrivest, a pauta de reivindicação que será negociada nos próximos dias com o Sindicato Patronal, visando a data base deste ano, que começa a valer a partir de 1° de novembro.
Dentre as reivindicações definidas pela classe está o aumento real de 5% nos salários normativos, levando em consideração a estimativa de 6% do INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor.
            Além disso, a pauta contempla também a gratuidade no transporte coletivo para os trabalhadores, o auxílio funeral de dois pisos da categoria, a estabilidade de 60 dias no retorno ao trabalho nos casos de auxílio doença e a disponibilização de lanches ao trabalhador ao realizar horas extras.
Em relação às horas extras, também será levada à mesa de negociações o reajuste no pagamento das mesmas, passando de 60% para 100% em dias normais e de 100% para 120% nos finais de semana ou feriados.
“Vamos buscar na negociação ainda que todos os atestados médicos apresentados pelo trabalhador sejam aceitos para todos os efeitos legais”, explica o presidente Valmor de Paula, informando que serão colocados no rol de reivindicações todos os precedentes normativos do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Santa Catarina.
Sobre a participação dos trabalhadores na primeira assembleia realizada no domingo, Valmor se mostrou satisfeito, já que o número aumentou.  “É de extrema importância a participação dos trabalhadores, pois só vamos conquistar os nossos direitos e fortalecer a nossa luta com organização e participação coletiva. A presença de cada um foi fundamental para que pudéssemos debater e aprovar a pauta”, afirmou.
Na próxima semana o Sitrivest irá comunicar o Sindicato Patronal sobre a assembleia e as rodadas de negociações deverão iniciar em até 10 dias.
Sitrivest promove assembleia geral neste domingo
Encontro definirá a pauta de reivindicação que será negociada junto ao sindicato patronal visando a data base deste ano



Os trabalhadores do setor de Vestuário e Artefatos de Couro de Caçador se reúnem neste domingo (16) para assembleia geral que definirá a pauta de reivindicação a ser negociada junto ao sindicato patronal, visando a data base deste ano.
O encontro acontecerá na sede do Sitrivest, com a primeira chamada às 14h30 e a segunda às 15h.
A novidade desta vez será a alteração no dia do evento. Com o aval dos trabalhadores que participaram da reunião de planejamento no mês passado, a assembleia será realizada em um domingo.
“Para muitos, o sábado é dia de pagar contas, e em especial às trabalhadoras, dia dos afazeres de casa. Optamos em realizar a assembleia no domingo por entendermos que é um dia que o trabalhador não tem tantos compromissos, pode participar, ajudar a decidir as nossas ações e ainda ter um momento de lazer, já que após a assembleia sempre há uma programação descontraída e animada”, destaca o presidente Valmor de Paula.
“É muito importante a participação de todos para o fortalecimento da nossa luta por melhores condições de trabalho e salários. Quanto maior for à participação coletiva, mais força teremos na mesa de negociação, já que ela é medida pela participação dos trabalhadores”, destaca Valmor.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Apresentei na sessão desta terça-feira duas importantes indicações na Câmara de Vereadores. As duas foram aprovadas por unanimidade e agora vamos buscar junto a administração municipal a sua efetivação.
Na primeira, solicitamos à Secretaria de Infraestrutura que providencie a edificação de banheiros públicos no Cemitério dos Corrêa, no Bairro Bom Sucesso. Este foi um pedido feito pela população, que ao sepultar os seus entes queridos não tem um local adequado para fazer as suas necessidades básicas. A reivindicação ganhou mais força nos últimos meses, quando o número de sepultamentos no local aumentou visto que não há mais espaços no Cemitério Municipal.
Já a segunda indicação apresentada por mim foi solicitando ao setor competente da prefeitura que realize um estudo de viabilidade para a abertura do Parque das Araucárias aos domingos, para que a juventude caçadorense tenha um local apropriado para suas atividades de lazer. 

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Devido à falta de espaços para novos sepultamentos no cemitério municipal e o estado de abandono de alguns túmulos, apresentei indicação na última semana para que a prefeitura efetue um estudo de viabilidade visando à construção de um ossuário no local, especialmente para depósito dos ossos humanos extraídos do referido cemitério.
                            Em minha justificativa destaquei o problema que o município vem enfrentando devido a falta de espaços para novos sepultamentos tanto no Municipal quanto no Cemitério dos Correa (no qual já apresentei indicação para que o local fosse verticalizado e o projeto já está sendo elaborado pela Fundema).
                            Pela proposta, após a com a construção do ossuário, familiares ou responsáveis pela manutenção dessas sepulturas serão chamados antes de qualquer outra atitude. O não comparecimento acarretará na remoção da ossada para este local, contendo a identificação necessária e dando espaço para que outros sepultamentos possam acontecer. Para que isso aconteça, um estudo jurídico detalhado precisa ser feito visando a viabilização.
                             Vale lembrar ainda que a prefeitura assinou um Termo de Ajustamento de Conduta se comprometendo em remover em torno de 400 corpos que estão sepultados em uma área de preservação, próxima ao córrego que passa pelo cemitério. Muitos desses túmulos estão em estado deplorável e poderia ser uma alternativa para o cumprimento deste TAC.
Departamento discute negociações coletivas e PEC 4330


O Departamento Estadual dos Trabalhadores das Indústrias de Têxtil, ligado a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina (Fetiesc), esteve reunido na manhã desta sexta-feira (6), em Itapema, para discutir assuntos pertinentes à classe trabalhadora. 
O presidente do Departamento, o sindicalista e vereador Valmor de Paula participou da reunião e destaca que durante o encontro  foi discutido e avaliado o processo de negociação coletiva efetuado no Estado pelos sindicatos dos trabalhadores deste setor junto aos sindicatos patronais, aonde em todas as negociações efetivadas houve um aumento no ganho real.

Outro assunto debatido se refere a PEC 4330 - que que amplia as terceirizações. Valmor explica que as mobilizações sindicais realizadas no dia 30 de agosto em todo o país, inclusive em Caçador, contrária a esta aprovação, obtiveram resultados.

“A proposta seria votada na semana passada em Brasília, mas a pressão dos trabalhadores nas ruas fez com que fosse adiada. A votação da matéria só ocorrerá depois da realização de uma audiência pública, no dia 18 de setembro, com participação de representantes dos setores envolvidos. O trabalho da militância foi extraordinário e fez com que os deputados suspendessem a votação e ainda criássemos espaço para aprofundar o debate”, disse Valmor.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Apresentei e foi aprovada na sessão desta segunda-feira indicação à administração municipal solicitando a edificação de lombada, após estudo de viabilidade técnica junto à DITTESC, na Rua Imaruí, no Bairro dos Municípios.
A via fica próxima a Escola Pierina Santin Perret e faz entroncamento com outras ruas. O pleito mencionado atende a solicitação dos moradores locais e usuários da via tendo em vista o excesso de velocidade, principalmente de motoristas que descem do sentida das casas do Móveis Rotta, causando perigo às demais pessoas e motoristas.
Os usuários da via aguardam ansiosamente pelas providências por parte do Poder Público e é uma medida importante que se faz necessária para evitar uma tragédia.

domingo, 1 de setembro de 2013


Debatemos nesta sexta-feira com o Ministro do Trabalho, Manoel Dias, e com o superintendente do Ministério em Santa Catarina,Luis Miguel Vaz Viegas, o  Projeto de Lei 4330, que trata que prevê a contratação de serviços terceirizados para qualquer atividade de determinada empresa, sem estabelecer limites ao tipo de serviço que pode ser alvo de terceirização. O encontro aconteceu na sede da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fetiesc) e reuniu mais de 200 dirigentes sindicais de todas as regiões catarinenses.
Na oportunidade, o Ministro nos informou que também é contra a aprovação dessa matéria por entender que a aprovação desse projeto suprime os direitos dos trabalhadores. Esse apoio à nossa luta é de extrema importância e agora vamos mobilizar os nossos deputados para que não aprovem o PL 4330.