sexta-feira, 13 de junho de 2014

Tive o privilégio de entregar nesta semana a medalha “Destaque Caçadorense” ao meu grande amigo Antônio Carlos Martins, pelos relevantes serviços prestados por ele à comunidade caçadorense ao longo dos anos.
Antônio cursou o ginásio na Escola Presbiteriana de Joaçaba e trabalhou durante 13 anos na Tedesco S/A, na função de supervisor de campo. Também atuou por dois anos como taxista na Praça de Caçador.    No ano de 1983 entrou para o serviço militar municipal e exerceu o cargo de chefe de serviços urbanos e mais tarde como encarregado da central de serviços e produções. No cenário político, atuou como vereador na Câmara de Caçador na gestão de 1990/1992.
Em 16 de março de 1990, fundou o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caçador, eleito presidente e reeleito várias vezes até 2011. Atualmente exerce o cargo de diretor da entidade e tesoureiro geral.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Discutimos na sexta-feira o Plano de Magistério de Caçador com representantes da categoria, do Executivo, Câmara de Vereadores, do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos de Caçador IPASC. Na reunião ficou definido que o impacto financeiro referente ao plano de carreira e vencimento dos profissionais da área será analisado por um técnico contratado pelo Poder Legislativo.
    O plano foi elaborado de forma democrática. O sindicato dos servidores levou o plano para todas as escolas, e após a análise de cada uma, trouxe sugestões de alteração do texto. A análise foi criteriosa e chegamos à conclusão que a Câmara Municipal deve contratar um técnico para fazer o cálculo do impacto financeiro no IPASC e na folha de pagamento.
    Atualmente a rede municipal de ensino tem cerca de 300 professores, sendo que aproximadamente 70 estão em processo de aposentadoria para esse ano ou no próximo; além dos que vão encerrar a carreira nos próximos cinco anos.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

As entidades envolvidas na confecção do plano oficial à expansão da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em Caçador definiram as áreas para pleitear cursos para a região. A discussão foi realizada em reunião dessa terça-feira (3), no Plenário Joaquim Scolaro da Câmara Municipal. Conforme a coordenação dos trabalhos as áreas de Ciências Sociais e de Licenciatura serão sugeridas.
Para fortalecer o movimento em prol da expansão da UFFS em Caçador será realizada reunião com prefeitos e vereadores de 14 municípios da região. O encontro previsto para a próxima terça-feira (10) inicia às 9h, na Câmara Municipal de Caçador.
Queremos mostrar a importância da nossa região e a necessidade de um curso gratuito, que é uma divida que os governos têm com a nossa região já que não temos um curso superior público e gratuito em um raio de 150 km.
Na semana passada, estivemos reunidos com o reitor da UFFS, Jaime Giollo. Buscamos informações para entender o que seria possível para a nossa região; e em seguida reunimos os prefeitos da 10ª SDR, que declararam apoio a Caçador como polo da universidade.
O terreno do antigo seminário está sendo analisado pela comissão do gabinete do prefeito, responsável pela logística no plano. No local existem duas áreas, uma com mais de 450 mil metros quadrados e outra com mais de 150 mil metros quadrados.
Continuamos firmes nessa luta para trazer o campus a UFFS para Caçador, oferecendo à nossa comunidade o Ensino Superior Gratuito de Qualidade.

Acompanhei o prefeito Beto Comazzetto e o secretário Paulo Gonçalves, nesta semana, em visita a três obras do setor educacional. Estivemos na escola Esperança, no Bairro Martello, que está totalmente reformulada com novos prédios e ginásio coberto. Em seguida visita as obras de duas creches, na Vila Santa Terezinha e bairro Alto Bonito. As três obras chegam a R$ 5 milhões em investimentos através de recursos próprios da Prefeitura de Caçador e também Governo Federal. 


segunda-feira, 2 de junho de 2014

Participei na manhã desta segunda-feira (2), no gabinete do prefeito Beto Comazzetto, de reunião com os prefeitos e representantes de Câmaras da nossa região com o objetivo de fortalecer as ações em prol da instalação de um campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em Caçador. O encontro contou ainda com a representação do Instituto Federal.
A luta para trazer o campus da Universidade nasceu na Câmara de Vereadores, mas deve ser abraçada por todos para que tenhamos força e representatividade suficiente para que possamos concretizar esta conquista, oportunizando aos estudantes de todos os municípios o ingresso no ensino superior em uma instituição de qualidade e gratuita.
Enquanto legislador, estamos dando a nossa contribuição para que isso aconteça.
Reunião nesta semana com os membros do Conselho Municipal de Educação para discutir possíveis alterações na composição do órgão no município. O projeto, encaminhado pelo Executivo, segue agora para análise da Comissão de Legislação, Justiça e Redação e deve ser votado na segunda semana de junho, com emendas propostas por este vereador, que prevê a substituição de um membro do sindicato dos professores municipais por um do Instituto Federal de  Santa Catarina (campus Caçador), além de prever que o presidente do órgão não pode ocupar cargo comissionado e os integrantes que forem servidores municipais devem ser liberados para as reuniões sem descontos em seus vencimentos.